terça-feira, 13 de agosto de 2013

PENSO...

                       
                               


                          As 8 horas da manhã do dia 24.02.2013, assisti nosso Papa Bento XVI recitar o seu último Ângelus como dirigente da Igreja Católica Apostólica Romana.
                          Comoveu-me a multidão reunida na Praça e não pude conter as lágrimas.
                           Senti-me meio sem chão e meu coração disparado encheu-se de tristeza mas também de muita esperança.
                          A atitude corajosa de Bento XVI vem mostrar e servir como exemplo de como o cristão deve se comportar diante da vocação. Não podemos nós escolher nosso caminho, mas lembrar sempre que Deus está no comando e colocar-nos à Sua disposição, como Maria Santíssima ao aceitar sua missão.
                          Disse Bento XVI que um novo chamado o convidava a retirar-se e a se aprofundar nas orações, como Nosso Senhor no monte Tabor. Neste retiro, é possível que aconteça a aparição do ser verdadeiro contido no interior do homem, que revestido de um cargo, deixou de ser ele mesmo: um piedoso.
                         Sinto que neste momento, nós católicos, somos também chamados para o nosso Tabor. A Igreja  precisa de orações. Precisa de um povo piedoso e cheio de fé.
                         Hoje, envolvidos em tantas pastorais e ministérios, os fiéis católicos esqueceram-se um pouco que é preciso antes de cada ação, buscar a direção do céu.
                         Está escrito que “há muitos planos no coração do homem, mas só a vontade de Deus se realiza” (Provérbios, 19:21), mas as pessoas começam a achar que podem elas mesmas decidir o futuro das suas comunidades, deixando esquecidas as orações, que é o que nos liga com mais intimidade ao Poder de Deus.


                   













   Costumo dizer que a palavra ORAÇAO é formada por duas : ORA e AÇAO. Para que a ação seja realmente eficaz precisa ser precedida da ação de orar.
                          Vê-se nas comunidades, muito estrelismo, egoísmo, egocentrismo e isto afasta os fiéis da  doutrina, além de incentivar todos os outros pecados que destroem todo e qualquer plano religioso. A  causa passa pela falta da oração, alimento da nossa fé e que faz surgir aos poucos criaturas resplandecentemente transformadas.



                           Na verdade, a graça e o conhecimento estão presentes no interior do ser humano porque somos  filhos de Deus, criados por Ele e resgatados por Jesus. Como então, não herdeiros, não conhecedores dos desejos do nosso Pai ? Como então, não ter este brilho escondido, esperando só que nos retiremos para o nosso Tabor, e entremos em intensa comunhão com o Pai.





                           Os católicos precisam das pastorais e de todos os ministérios, e de toda e qualquer atividade que se realiza com o objetivo de tornar a Igreja  Luz no mundo, mas antes de tudo a Igreja precisa que os fiéis rezem muito e tenham a coragem de enfrentar as verdades que teimam em ficar escondidas, levá -las para a luz com atitudes que anulem a passividade e forcem as mudanças necessárias.
                            Talvez nosso Papa Bento XVI não tenha dito o que queria, mas com sua renúncia é provável que ele esteja dando voz ao seu silencio e nos ensinando que rever os próprios conceitos e possibilitar  mudanças é sempre uma atitude corajosa.
                            Sinto muita tristeza mas a esperança me anima porque sei, no fundo do meu coração que a Igreja não está abandonada e nem vai sucumbir.

                                     



                            “___ Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA e o inferno não prevalecerá contra ela. Eis que te dou as chaves do Reino... “ (Mt. 16:18)
                            Nosso Papa é tão somente o sucessor de Pedro. Nosso muito querido, Pastor aqui na Terra. Um homem, humano e falho como qualquer outro.





                        












                           Sei, e isso me fortalece, que o verdadeiro Mestre, Aquele que chamou a Igreja iniciada em  Pedro, de MINHA, ressuscitou e está vivo !!! E o mais importante : está no comando.

                                                           




                                                                                24.02.2013   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O trem da volta.