sábado, 13 de julho de 2013

Preconceito


                                                     
                                                                                            

                                                                                

     O PRECONCEITO é uma idéia pré concebida, em geral sem fundamento. É uma intolerância a  tudo que é diferente e que não se enquadra dentro de um padrão que criamos e do qual não abrimos mão. Este sentimento atinge outra raças , religião, posição social etc.
     O preconceito se forma na personalidade da pessoa sem que ela perceba e sua ação devastadora faz-se sentir em atitudes que ofendem e magoam.

     Um dos preconceitos mais marcantes na atualidade é o RACISMO praga que polui a sociedade criando nas pessoas a falsa idéia de que as diferenças tem alguma importância realmente.
     Todos os homens na Terra pertencem a uma única espécie no sentido científico do termo. Os cientistas o designam pelo seu nome latino: HOMO SAPIENS (homem que sabe). Globalmente as características físicas e intelectuais dos humanos, são as mesmas, no entanto, devido a fatores diversos, alguns indivíduos ou grupos se sobressaem, sentindo-se por isso superiores.
     Este sentimento tende a crescer e se solidificar com o passar do tempo, por isso o racista tem argumentos bastante convincentes.

     As idéias racistas surgiram no século XIX como teoria e sua prática no comportamento humano assume várias formas.
     A XENOFOBIA (desprezo aos estrangeiros) é entre essas formas a que busca justificativa nas diferenças físicas.                                      
                                   
     Também servem de pretexto para o racismo, MODO DE VIDA. NIVEL INTELECTUAL, CRENÇAS, COSTUMES etc.
     O RACISTA considera sua raça superior às demais.
     Os negros foram e ainda são discriminados assim como os orientais, índios, judeus...
     Oficialmente o RACISMO não é base de nenhum sistema político atual, porém, é exercido em numerosas regiões, de uma maneira mais ou menos clara e consciente.
     O  PRECONCEITO em seus diversos aspectos constitui um crime contra a civilização,é uma vergonha para a humanidade e em alguns casos é punido por lei.
     Com significados que se misturam, se confundem e se parecem, RACISMO, PRECONCEITO, INTOLERÂNCIA e outras palavras, mancham nosso vocabulário como suas conseqüências mancham nossa sociedade, no entanto, temos que admitir: são pouquíssimas as pessoas que não tem qualquer tipo de preconceito. Na maioria das vezes, ele está disfarçado com uma capa que se intitula RESPEITO, mas que na verdade esconde sentimentos vergonhosos e ultrapassados.

     A libertação destes sentimentos e das situações a que eles nos impõem, necessita de um exercício diário que nem todos estão dispostos a praticar e portanto ainda teremos muitos séculos de PRECONCEITO.

                                                  




                                                                2006


Obs: Este texto é resultado de uma pesquisa por este motivo pode parecer com alguma coisa que você já tenha lido, mas com certeza não é uma cópia, por isso achei que merecia estar aqui, nos meus trabalhos.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O trem da volta.